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Os perigos de um funcionário apático e o que fazer a respeito

Quando se trata de varejo, o atendimento ao cliente é fundamental. Para fornecer um ótimo atendimento, é importante ter funcionários entusiasmados.

 

 

Um funcionário apático pode prejudicar a loja e até mesmo causar queda nas vendas, já que provavelmente não fornecerá um bom atendimento ao cliente. Ele não se esforçará para ajudar os clientes ou proporcionar uma experiência de compra positiva, pois não se importa com o trabalho.

 

 

Enfim, ele pode causar diversos problemas, desde a queda nas vendas até uma possível mancha na reputação da loja.

Mas a 4keys está aqui para ajudar você a superar esses desafios e vender mais!

Vamos trabalhar juntos nessa missão? Conte conosco!

Com o artigo de hoje, nós pretendemos:

  • Ajudar você a identificar funcionários apáticos em sua loja
  • Apontar algumas consequências dessa situação
  • Propor 7 ações que você pode tomar para reverter o quadro

Como identificar funcionários apáticos em sua loja

É possível saber se há funcionários apáticos na loja observando o comportamento individual.

Um funcionário apático geralmente demonstra:

  • Falta de entusiasmo
  • Falta de interesse pelo trabalho
  • Falta de iniciativa para ajudar os clientes
  • Má postura profissional
  • Desatenção aos detalhes
  • Faltas ou atrasos frequentes

Consequências que um funcionário apático pode provocar

  1. Diminuição da produtividade

    Funcionários apáticos tendem a não se esforçar para atingir metas e podem drenar a energia da equipe. Isso diminui a produtividade e pode impactar negativamente nos resultados da loja.

  2. Mau atendimento ao cliente

    Um funcionário apático não fornecerá um bom atendimento ao cliente, o que pode levar à insatisfação do cliente e a uma reputação negativa para a loja. Críticas no Google raramente elogiam a personalidade alegre ou divertida de um funcionário. Em vez disso, elas geralmente relatam a inércia do funcionário ou a simples repetição da política da loja com uma expressão vazia.

  3. Impacto negativo no moral da equipe

    Quando um funcionário não se mostra motivado, isso pode afetar a equipe inteira e prejudicar a produtividade e satisfação no trabalho. Uma pessoa desmotivada contagia os demais e compromete o desempenho da loja.

  4. Maior rotatividade

    Funcionários apáticos tendem a deixar o emprego, aumentando a rotatividade e os custos de treinamento de novos funcionários. Além disso, às vezes esses funcionários são promovidos para mantê-los na empresa, o que pode agravar ainda mais sua atitude negativa e criar problemas.

  5. Diminuição da lucratividade

    Funcionários apáticos prejudicam o sucesso da loja, podendo até sabotar os esforços da equipe.

Como lidar com funcionários apáticos

O primeiro passo é tentar identificar a causa raiz de sua apatia.

É uma questão pessoal? Ele está esgotado?

Há algo em seu trabalho que está fazendo com que se desengaje?

 

Se o funcionário estiver esgotado, por exemplo, pode precisar de uma pausa ou de algum tempo livre.

 

Se houver algo em seu trabalho que esteja fazendo com que se desengaje, pode ser possível fazer alterações em suas responsabilidades ou fornecer treinamento adicional para ajudá-lo a se sentir mais confiante em seu trabalho.

 

Depois que a causa é identificada, medidas podem ser tomadas para abordá-la.

Aqui vão algumas sugestões:

  1. Promova reuniões diárias, não apenas para dar bronca

    Reuniões diárias são uma ótima ferramenta para motivar e otimizar a equipe de vendas. Durante essas reuniões, é possível direcionar ações de vendas, identificar obstáculos e reconhecer boas performances. Para que as reuniões sejam eficazes, elas devem ser rápidas e objetivas, permitindo que os vendedores participem com ideias e sugestões. Além disso, é importante elogiar o trabalho da equipe em reuniões regulares, mesmo que sejam conquistas pequenas.

  2. Estimule a capacitação, treine os atendentes com frequência

    É importante estimular constantemente o desenvolvimento intelectual e técnico dos funcionários, para evitar a estagnação e a desmotivação. Para motivar os atendentes, é essencial mantê-los treinados, desafiados e conquistando novos conhecimentos. Além disso, treinamentos específicos podem ajudá-los a alcançar suas metas mais facilmente. Mostre à equipe como suas funções impactam nos resultados da loja para que se sintam motivados a melhorar a performance. A empresa pode capacitar a equipe com cursos, palestras e eventos online gratuitos. Tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa.

  3. Dê um propósito à sua equipe

    Lembre seus funcionários da importância do trabalho deles. Conectar suas atividades com a causa maior da empresa dá sentido ao dia-a-dia, mesmo nas tarefas mais mecânicas. Os funcionários precisam entender como suas atividades afetam outras áreas da empresa e qual é sua importância dentro desse processo para se sentirem motivados.

  4. Proponha desafios, valorize as conquistas e recompense sempre

    Para motivar os atendentes, reconheça seus esforços e alie o reconhecimento a uma recompensa. Avalie a satisfação dos colaboradores em cada etapa da jornada e crie metas claras e bem definidas, tanto individuais quanto da equipe. Ofereça pequenos desafios no dia a dia e premie quem solucionar problemas ou bater metas, com um vale-presente ou produto da empresa. Isso aumenta a qualidade do atendimento e reduz a rotatividade.

  5. Faça avaliação de desempenho e dê feedbacks

    Estimular uma cultura de feedback é também uma forma de motivar uma equipe. Essa prática não é útil somente para corrigir eventuais falhas, mas para acompanhar a evolução do desempenho do colaborador.

  6. Feche parcerias com estabelecimentos próximos

    Empresas frequentemente fazem parcerias com academias, restaurantes e escolas próximas para oferecer descontos aos funcionários. Essa parceria é vantajosa para ambos os negócios: os funcionários ficam felizes e o outro estabelecimento consegue atrair e fidelizar mais clientes. Em alguns casos, é possível oferecer até produtos ou serviços aos funcionários do estabelecimento parceiro.

  7. Saiba quem é cada um de seus funcionários

    Para motivar sua equipe, é necessário conhecer as preferências de cada funcionário. Reserve um tempo para descobrir o que anima, o que incomoda e o que se espera de cada um deles no futuro. Não é preciso investir dinheiro, mas sim tempo, sentando com cada um e ouvindo. Quando você compreende cada funcionário, é mais fácil envolvê-los. Atue como um coach para ajudar a equipe a superar os obstáculos que impedem o alcance de bons resultados para a empresa.

E você? Tem alguma sugestão para lidar com funcionários apáticos?
Deixe aqui nos comentários.