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Aumente o Fluxo de Pessoas na sua Loja com Eventos

Você já sabe que a 4keys te ajuda a vender mais.

E sabe também que criamos uma série de artigos sobre “Como aumentar o fluxo de clientes na sua loja”. Ela está cheia de dicas para te ajudar a vender mais.

Já foram publicados dois artigos: Aumente o Fluxo de Pessoas na sua Loja com Campanhas de Desconto e Aumente o Fluxo de Pessoas na sua loja com Marketing de Conteúdo.

Agora chegou o momento de conversarmos sobre como promover eventos em sua loja de forma fácil e eficaz para atrair novos clientes e incentivar compras adicionais de clientes existentes.

Nos próximos artigos, discutiremos temas igualmente importantes, como programas de fidelidade, experiência do cliente e como estabelecer parcerias com outras empresas ou marcas.

Cada um desses tópicos é crucial para aumentar suas vendas e ajudá-lo a se destacar no mercado.

Não perca a oportunidade de crescer seu negócio e aumentar suas vendas.

Fique conosco, afinal, a 4keys te ajuda a vender mais!!!

Por que promover eventos na loja é importante?

Os eventos na loja podem ser uma ótima maneira de atrair novos clientes, criar fidelidade à marca e aumentar as vendas.

 

A realização de eventos na loja permite que você atraia clientes fora do seu público-alvo normal e pode resultar em um aumento no tráfego da loja e nas vendas. Além disso, as interações pessoais incentivam os clientes em potencial a comprar mais.

 

Quando você organiza um evento de varejo, as pessoas que vêm à sua loja, geralmente não possuem nenhum plano de compra concreto. Mas com a interação adequada, você pode ajudá-los a escolher os produtos certos, resultando em aumento de vendas.

 

A realização de eventos na loja também pode criar fidelidade à marca ou à loja, já que, segundo pesquisas, os consumidores se tornam mais leais depois de participar de eventos e experiências.

 

A dica é focar na criação de conexões pessoais durante o evento.

O que são eventos de varejo?

Eventos de varejo são eventos presenciais organizados por lojas e marcas para criar uma experiência de compra única para os clientes.

 

Em uma época em que os clientes estão cada vez mais exigentes, a experiência na loja pode te ajudar a se destacar da concorrência.

 

Os eventos de varejo são uma ótima maneira de se envolver com os clientes e formar relacionamentos, convidando-os a experimentar pessoalmente aquilo que você oferece.

Vale mesmo a pena promover eventos na loja?

Precisamos ser realistas: Organizar um evento na loja é caro e requer muito tempo e mão de obra. 

 

Vale a pena? Depende.

 

Veja a seguir três benefícios dos eventos na loja para sua marca.

Três benefícios que você pode obter com eventos na loja

  • Atração de novos clientes – Depois da pandemia, os compradores estão buscando mais experiências e preferem comprar em lojas físicas em vez de online. Organizar eventos na sua loja pode ajudar a atrair clientes que você nunca alcançaria com anúncios ou conteúdos online. Essas pessoas não têm outra forma de conhecer sua marca e produtos, mas com a estratégia e o marketing certos, o burburinho em torno dos eventos pode trazê-las até a sua porta.

 

  • Criar fidelidade à sua loja – Digamos que você possua uma loja de marmitas fitness e o seu diferencial seja oferecer marmitas balanceadas e saudáveis, com ingredientes orgânicos e de qualidade. Organizar um evento para demonstrar o processo de produção da sua loja, convidando fornecedores para falar sobre o processo de plantação, adubagem, colheita e escolha dos alimentos in natura, pode ser uma boa ideia para atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Além disso, as interações pessoais incentivam os clientes em potencial a comprar mais e a participação em eventos pode melhorar a imagem da sua marca na comunidade local. Para complementar esta ideia, você pode oferecer dicas de nutrição e receitas saudáveis, além de parcerias com academias ou personal trainers para promover um estilo de vida ativo e saudável. Ofereça uma experiência exclusiva para os participantes do evento na sua loja e garanta que sua marca estará sempre em suas mentes quando eles pensarem em comprar ou recomendar produtos similares.

 

  • Aumentar nas vendas – Quando você organiza um evento de varejo, as pessoas vêm à sua loja sem um plano de compra concreto e, com a interação adequada, você pode ajudá-las a escolher os produtos certos, resultando em um aumento nas vendas. Além disso, as interações pessoais incentivam os clientes em potencial a gastarem mais.

5 ideias de eventos que você pode aproveitar

Os melhores eventos de varejo são aqueles que oferecem algo valioso para os participantes, como uma oportunidade de aprender algo novo, uma oferta exclusiva ou uma experiência. Abaixo, estão algumas ideias de eventos que você pode realizar em sua loja.

 

  1. Eventos de parceria – Parcerias com outras empresas ou outros profissionais são vantajosas para ambas as partes, trazendo exposição e receita adicionais.
  2. Eventos de caridade – Realizar um evento de caridade pode trazer grande valor à sua marca e aumentar o reconhecimento. As pessoas têm conexões emocionais com instituições de caridade e, quando você apoia as causas que elas acreditam, elas se conectam pessoalmente com sua marca.
  3. Eventos educacionais – Uma tendência atual entre os varejistas é oferecer experiências educacionais para demonstrar seus conhecimentos, como ensinar as pessoas a fazer algo relacionado ao seu nicho de negócio. Essa estratégia tem atraído mais pessoas para as lojas.
  4. Eventos divertidos – Os eventos divertidos são muito populares entre os clientes e podem atrair muitas pessoas para a loja. Você pode se beneficiar com o aumento do tráfego de pedestres e com o reconhecimento da marca.
  5. Eventos VIP – Realizar um evento VIP exclusivo para clientes antigos pode fazê-los se sentirem especiais e fortalecer o relacionamento deles com a loja. Isso pode incentivá-los a voltar novamente e a indicar a loja para outras pessoas.

Como planejar eventos para sua loja de varejo

  1. Defina metas e orçamento – Antes de planejar um evento, é importante definir o objetivo final, como gerar mais vendas, lançar um novo produto ou criar um melhor relacionamento com o cliente. Para acompanhar o progresso, é necessário definir valores numéricos em relação ao objetivo, como fazer com que pelo menos 50% dos participantes mencionem o evento em suas redes sociais. Depois, é preciso fazer um orçamento, considerando inventário, equipe, materiais de marketing, vídeos, banners e outros itens necessários para o sucesso do evento. É importante adicionar 10 a 20% para dar flexibilidade ao orçamento. Se quiser reduzir custos, pode-se fazer parceria com outra marca e dividir os custos do evento.
  2. Planeje tudo em torno de um tema – Ao planejar um evento em sua loja, é importante definir um tema que resuma o evento em poucas palavras. Isso ajuda os visitantes a visualizar o evento de forma mais clara. Em vez de apenas realizar um evento genérico, você pode conectá-lo a uma ocasião ou conceito específico. Um exemplo de tema para um evento é “Noite de degustação”. Você pode escolher uma seleção de seus melhores produtos para os clientes experimentarem, além de oferecer descontos exclusivos para aqueles que comprarem algo durante o evento. Também pode convidar um especialista em culinária ou um sommelier para oferecer dicas e sugestões de combinações de alimentos e bebidas. Isso pode ajudar a criar um ambiente descontraído e agradável para os clientes, incentivando-os a comprar mais e a voltar à loja no futuro.
  3. Crie uma experiência única – O objetivo de um evento de varejo de sucesso é criar uma experiência única e memorável que deixe os convidados surpresos. Para se destacar da multidão, você precisa ser criativo e pensar em como atrair os convidados. Se o seu negócio for ligado à moda, um exemplo de experiência única em um evento de seria um desfile de moda em que os clientes podem ser modelos por um dia. A loja pode selecionar clientes para participar do desfile e oferecer serviços de cabelo e maquiagem antes do evento. Durante o desfile, os clientes podem experimentar as roupas e acessórios da loja e posar para fotos. A loja pode oferecer descontos exclusivos para os clientes que comprarem durante o evento e criar um ambiente agradável com música e petiscos para tornar a experiência ainda mais memorável.
  4. Vincule seu evento a uma instituição de caridade ou causa – Eventos de caridade podem ser uma ótima maneira de incentivar clientes a se associarem à sua marca e aumentar as vendas, já que muitas pessoas gostam de fazer doações para causas legítimas. Você pode doar uma porcentagem das vendas para uma organização ou criar uma campanha com doações significativas para a causa. Lembre-se de manter seus eventos de caridade simples para que os clientes possam compreender facilmente como contribuir.
  5. Prepare-se para o sucesso – O sucesso de vendas na loja é fundamental para atrair novos clientes, fidelizar antigos e aumentar as vendas. Não perca vendas por falta de estrutura. Invista em um software de ponto de venda (PDV) eficiente para atender todos os clientes com eficiência e eficácia. Com o 4keys PDV, você pode melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. Durante eventos na loja, o número de clientes pode aumentar significativamente, e o 4keys PDV ajuda a equipe a trabalhar com mais eficiência, reduzindo erros e atrasos nas transações. Os clientes podem fazer compras rapidamente e sem complicações, o que os incentiva a comprar mais e a voltar novamente no futuro. Se você quer atrair novos clientes e fidelizar os antigos, prestar um bom atendimento ao cliente é fundamental e um PDV eficiente é uma parte importante disso. Clique no botão abaixo para conhecer o 4keys PDV e aumentar suas vendas.

Como promover o seu evento

  1. Mídia social – Para promover seu evento de varejo, é importante aproveitar o poder da mídia social. Adicione o evento à sua página do Facebook, incluindo informações relevantes, como data, local e motivo para comparecer. Além disso, publique histórias no Instagram para criar reconhecimento e visibilidade para o evento. Se desejar, você também pode exibir anúncios para uma maior exposição.
  2. listas de e-mail – Para atrair novos clientes e aumentar suas taxas de comparecimento, é importante enviar convites por e-mail para seus clientes existentes e incluir um convite do Google Agenda. Isso simplifica a vida de seus clientes e aumenta suas taxas de comparecimento, pois o evento está na agenda deles. Além disso, os influenciadores podem ajudá-lo a alcançar um grande público sem veicular anúncios – você pode enviar convites para influenciadores locais em seu setor se eles tiverem um público engajado e um conteúdo alinhado às suas necessidades.
  3. Promoção na loja – Uma maneira eficaz de promover o seu próximo evento é imprimir folhetos e banners para serem exibidos em sua loja. Distribua panfletos para seus clientes regulares e os convide para o evento. Esses clientes são mais propensos a comparecer, já que já são familiarizados com a sua marca. Além disso, eles podem convidar amigos e familiares para participar do evento, aumentando ainda mais o alcance e a visibilidade do seu evento.
  4. Faça parceria com outros varejistas – Hospedar eventos na loja pode ser caro, mas você pode aliviar seus custos convidando outra empresa para ser sua parceira.  Mas certifique-se de convidar marcas que complementem seus negócios de uma forma ou de outra, ou seja, que compartilham seu público-alvo e ambos se beneficiam de um público maior com despesas menores

Baseado no (excelente) artigo escrito por Deb Mukherjee para a Shopfy : Retail Events: The Complete Guide (+ Real-world Examples)