Data

Omnicanalidade: como integrar os canais de vendas para melhorar a experiência do cliente?

Você já sabe que o nosso propósito, aqui na 4keys, é te ajudar a vender mais, por isso, hoje eu quero te apresentar a estratégia da omnicanalidade.

O que é omnicanalidade?

Omnicanalidade é uma estratégia de marketing e atendimento ao cliente que busca integrar diferentes canais de comunicação para proporcionar uma experiência consistente e contínua ao cliente em todos os pontos de contato.

 

Esses canais podem incluir lojas físicas, sites, aplicativos, redes sociais, e-mail, chatbots, entre outros.

 

A ideia é que o cliente possa interagir com a empresa de maneira fluida e eficiente, independentemente do canal escolhido, sem que seja necessário reiniciar o processo de atendimento a cada novo contato.

 

A omnicanalidade busca, assim, oferecer uma experiência mais personalizada, integrada e satisfatória aos clientes, aumentando sua fidelidade e engajamento com a marca.

Por exemplo

Vamos supor que você ofereça aos seus clientes a possibilidade de comprar seus produtos em lojas físicas, pelo site, aplicativo ou por meio das redes sociais.

 

Então, o cliente pode escolher o canal de sua preferência para fazer a compra e, em qualquer um desses canais, terá acesso às mesmas informações de estoque, preços, promoções e políticas de troca e devolução.

 

Além disso, caso o cliente precise de ajuda ou suporte, ele pode ser atendido por meio de chatbots, e-mail, telefone ou redes sociais, sem que seja necessário repetir toda a história de sua interação anterior com a empresa.

 

Dessa forma, sua empresa proporciona uma experiência de compra unificada e consistente, independentemente do canal escolhido pelo cliente, melhorando assim a satisfação e fidelidade dele.

Como surgiu o conceito de omnicanalidade?

O termo “omnicanalidade” surgiu no início dos anos 2010, como uma evolução do conceito de “multicanalidade”, que se refere à oferta de diferentes canais de vendas, mas que não necessariamente estão integrados.

 

Já a aplicação da estratégia de omnicanalidade no varejo começou a ganhar força a partir de meados da década de 2010, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e pelo aumento das expectativas dos consumidores em relação à experiência de compra.

 

Desde então, a omnicanalidade se tornou uma das principais estratégias de varejo, permitindo às empresas oferecer uma experiência de compra mais integrada e personalizada, e alcançar melhores resultados em termos de fidelização, satisfação e vendas.

Benefícios da omnicanalidade

A integração dos canais de venda permite que o cliente tenha uma jornada de compra mais consistente, podendo começar a compra em um canal e finalizá-la em outro, por exemplo.

 

A padronização da identidade visual e comunicação da marca cria uma experiência coesa e consistente para o cliente.

 

Outra vantagem é a possibilidade de comunicação mais personalizada com os clientes nas redes sociais, permitindo a divulgação de promoções e eventos nas lojas físicas.

 

As novas soluções tecnológicas, como o autoatendimento e as lojas autônomas, podem agilizar o processo de compra e melhorar a experiência do cliente.

Estratégias de omnicanalidade no varejo

A omnicanalidade é a integração dos canais de venda, como a loja física, o site e as redes sociais, para criar uma experiência de compra mais fluida e agradável ao cliente. Para alcançar isso, você pode adotar algumas estratégias:

  • Sistema de gestão de estoque centralizado: atualiza as informações sobre os produtos e sua disponibilidade em tempo real em todos os canais de venda.
  • Padronização da identidade visual e comunicação da marca: cria uma experiência coesa e consistente.
  • Tecnologia como QR Code e Realidade Aumentada: integra o ambiente online e offline para oferecer mais informações sobre o produto e facilitar a compra.
  • Presença nas redes sociais: permite uma comunicação mais personalizada com os clientes e divulgar promoções e eventos nas lojas físicas.

Marketplace na omnicanalidade

O marketplace pode fazer parte da sua estratégia de omnicanalidade.

 

Um marketplace é uma plataforma digital que permite a venda de produtos ou serviços de diferentes fornecedores em um único lugar, facilitando a exposição de produtos para um grande número de consumidores.

 

Ao integrar um marketplace em sua estratégia omnicanal, você pode ampliar o alcance de seus produtos, alcançando novos clientes que talvez não conhecessem a sua loja ou não a encontrassem em outros canais.

 

Um marketplace pode ajudar a sua empresa a diversificar suas ofertas, oferecendo produtos complementares aos seus próprios produtos, aumentando assim o ticket médio de vendas e a satisfação dos clientes.

 

Em resumo, a inclusão de um marketplace pode ser uma estratégia eficaz para expandir os canais de venda e melhorar a experiência omnicanal dos clientes.

Novas soluções tecnológicas

Surgiram novas soluções tecnológicas que têm se disseminado no varejo global para melhorar a experiência de compra. São algumas delas:

  • Autoatendimento: disponibiliza caixas eletrônicos onde os clientes realizam o pagamento sem precisarem passar por um atendente, agilizando filas.
  • Lojas autônomas: o espaço é repleto de recursos digitais que permitem o reconhecimento de produtos e clientes. Assim, eles conseguem apenas entrar no local, pegar o item, pagar e sair.
  • Coleta de dados: o reconhecimento facial e a biometria identificam riscos de fraude e permitem que as empresas entendam o comportamento de consumo dos clientes.

 

Ao integrar seus canais de vendas, você pode proporcionar uma experiência de compra mais fluida e agradável aos seus clientes, criando uma vantagem competitiva importante em um mercado cada vez mais concorrido.

Melhorar sua presença nas redes sociais é um ótimo começo na omnicanalidade

A Loja Online 4keys é gratuita e te ajuda a melhorar sua presença nas redes sociais.

 

É uma plataforma  especializada em Mini Sites de vendas Online, que nasceu no Vale do Silício na Califórnia, feita por Brasileiros, com o intuito de ajudar empreendedores como você a mostrar seus produtos ou serviços de forma simples e objetiva.

 

Você pode começar pagando absolutamente nada para utilizar os recursos da plataforma!

 

Você mesmo pode montar toda estrutura sem precisar de programador e fazer desde links na Bio, landpage ou até mesmo uma loja online onde você pode vender produtos físicos ou digitais.

Isso mesmo!!!

A Loja Online 4keys oferece tudo isso para você apresentar seus produtos ou serviços de maneira personalizada e ainda vender de forma simples para seu cliente!!!

E tudo isso podendo ser administrado através da Web ou Aplicativo!!!

E sabe o melhor?

Você tem 16 Ferramentas de Marketing para te ajudar, entre elas:

• Banner Imagem – Adição Ilimitada.

• Carrossel de Imagem – Adição Ilimitada.

• PDF – Adição Ilimitada. Tamanho limitado a 10mb por arquivo.

• Loja – Categorias e produtos ilimitados.

• Embed HTML – Adição Ilimitada.

• Domínio customizado – (próprio)

• Captação de leads

• E mais novidades em breve! Pois a plataforma está em constante atualização e evolução!

 

Na da parte de Marketing e Analytcs, você pode através do pixel do FacebookTiktok, Pinterest e Google Tag Manager, garantir informações para criar anúncios direcionados ao público que visitou a sua loja online de forma muito mais precisa.